Como configurar o DMARC ?

O que é DMARC

DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance), é um padrão técnico criado com a missão de reduzir as fraudes e os abusos via e-mail, validando as mensagens enviadas e padronizando o modo com que os provedores fazem a leitura e a autenticação dos e-mails recebidos. O DMARC já está sendo difundido e muito utilizado, até mesmo por grandes nomes do mercado, como o Google e a Microsoft.

Quem pode usar DMARC

As políticas DMARC são publicadas no Domain Name System (DNS) e disponível para todos. Como a especificação está disponível sem licença ou restrição, qualquer interessado é livre para implementá-lo.

Se você pensa em receber feedback dos provedores de cada e-mail que não passa na autenticação, quer eliminar a falsificação de domínio, impacto de e-mails phishing e fraudulentos sendo entregues aos usuários finais, é recomendável então implementar a política DMARC em sua conta.

Como utilizar o DMARC

Você precisa conhecer algumas siglas para configurar seu registro DMARC corretamente. Confira abaixo:

  • V: É a versão do protocolo. Exemplo: v=DMARC1
  • P: É a política, ou seja, o que deve ser feito com seus e-mails, como: quarentena, rejeitar ou nada. Exemplo: p=quarentena
  • Rua/Ruf: Você deve inserir o endereço de e-mail para qual devem ser enviados os relatórios. É recomendável que você crie uma conta de e-mail no seu domínio exclusiva para isso. Exemplo: rua=mailto:dmarc@seudominio.com.br

Modelo de configuração

Com base nos termos explicados acima, vamos deixar aqui um exemplo na prática de como configurar o registro DMARC para sua empresa:

“v=DMARC1; p=none; rua=mailto:dmarc@seudominio.com.br”

No início, recomendamos utilizar o parâmetro “p=none”. Dessa forma, você irá apenas monitorar os e-mails para descobrir qualquer erro no registro ou nas validações e evitar falsos-positivos. Quando tudo estiver ok, poderá mudar esse valor para “p=quarantine” ou “p=reject”.

Agora que entendemos o que é o DMARC, vamos configurar o mesmo 🙂

Como configurar o DMARC

Acesse o Painel de Controle da DialHost e clique na opção Editor de Zona de DNS

dmarc1

Editor de DNS

Clique em Adicionar Registro

dmarc2

Adicionar Registro

Insira os valores

  • Nome: _dmarc.seudominio.com.br
  • TTL: 3600
  • Tipo: TXT
  • Registro: ”v=DMARC1; p=none; rua=mailto:dmarc@seudominio.com.br”
  • Clique em Confirmar registro para completar o procedimento.

    dmarc3

    Adicionar DNS

    • Este artigo foi útil para você?
    • Sim   Não

    Tags relacionadas

    dmarc