Como remover malwares e vírus no Android

Ser infectado com um malware ou vírus no Android pode acontecer. E mesmo que tenhamos alguns cuidados durante a navegação eles podem acabar se instalando junto com aplicativos e iniciar a interceptação de dados do seu sistema. Se isto aconteceu com você, tenho uma boa notícia. Com alguns passos podemos reverter esta situação.

Indo em busca dos aplicativos maliciosos

A play store dispõe de diversos apps que podem te ajudar a remover malwares. Aqui vamos utilizar o Malwarebytes (A versão mobile do software que mostramos na limpeza do Windows 10):

A parte boa do smartphone é que aqui você irá apenas instalar o app e colocar ele para escanear todo o seu celular. Ele faz uma varredura em todos os aplicativos e arquivos gravados em seu celular em busca de algum registro malicioso.

Vale lembrar que você precisa estar com a base de dados do app atualizada. O app geralmente, atualiza esta base de dados assim que você o abre pela primeira vez.

malwarebytes mobile

Assim que ele finalizar a varredura apresentará os resultados com as sugestões de ação. Aconselho que siga as ações recomendadas pelo aplicativo.

Ele também pode não encontrar nada em seu smartphone. Se isto ocorrer existe uma grande chance de seu smartphone estar 100% limpo. Mas, se mesmo assim você estiver suspeitando você pode fazer uma limpeza dos seus históricos, caches de sistema além de remover arquivos que possam estar rodando junto com seus apps.

Fazendo uma limpeza dos registros

Independente de ter encontrado ou não um malware pelo aplicativo de remoção é interessante realizar a limpeza do mesmo. Para isto utilizaremos o Ccleaner (Está é a versão mobile que mostramos na limpeza do Windows 10). Ele também é gratuito e bem simples de usar.

Depois de instalado o app, você precisa executar apenas 2 passos. Analisar e Limpar. Estes dois botões estão na parte inferior da sua tela.

Ccleaner mobile

Pronto! acredito que seu android já está normal novamente.

Se nada disto funcionar

Caso mesmo tendo realizado todas as sugestões acima e o seu smartphone continue infectado, o problema é bem mais sério e algum arquivo do seu android pode ter sido corrompido. Neste caso recomendamos que faça a restauração do Android.

Lembro que durante uma restauração todos os programas serão desinstalados, seus arquivos serão removidos e uma nova instalação do android será feita. Caso não tenha segurança quanto a este passo, entre em contato com o seu técnico de informática de confiança e peça auxílio dele.
  • Este artigo foi útil para você?
  • Sim   Não