Como deixar seu site seguro

A partir de Julho de 2018, o Google Chrome informou que todos os sites que não estiverem executando HTTPS serão rotulados como “não seguros” na barra de endereço. Isso significa que qualquer um que tentar acessar um site sem HTTPS receberá um aviso de que o “Site é Inseguro“.

Veja um exemplo do Google sobre como será o aviso nos navegadores:

Por que o Google está forçando o HTTPS em proprietários de sites?

HTTPS é a versão mais segura do protocolo HTTP, que permite aos usuários da Web se conectarem a sites.

Conexões seguras são muito importantes na proteção dos usuários contra ataques cibernéticos ou falsificação de conteúdo. A falsificação de conteúdo ocorre quando alguém com más intenções cria um site falso e o transmite como se fosse legítimo. A intenção é, basicamente, defraudar as vítimas através de phishing . Às vezes, porém, o objetivo é simplesmente prejudicar uma organização ou pessoa.

Com HTTPS, o Google espera tornar esse tipo de ataque malicioso algo menos comum.

Como proteger seu site com HTTPS

Se você não tiver certeza de que seu site está usando HTTPS, verifique sua URL. Se você visualizar “https” na frente do nome do seu domínio, seu site estará seguro.

DialHost site seguro

Para verificar se o certificado já está ativo, ou para ativá-lo, basta verificar nosso tutorial.

Obs.: Se sua conta de hospedagem é nova ou acabou de adicionar um domínio adicional em sua conta, pode demorar até 48 horas para que o Certificado esteja funcionando.

Ainda que o certificado esteja ativo, seu site deve estar preparado para as novas mudanças.

WordPress

O WordPress é o CMS mais utilizado, estando presente em mais de 80% dos sites do mundo.
Se seu site é construído em WordPress, ótimas notícias para você! Já existem plugins que podem resolver seus problemas com links HTTP.
Para resolver esse problema, basta acessar nosso tutorial e aprender como instalar o plugin “Really Simple SSL“.

Joomla

Assim como o WordPress, o Joomla é 2º CMS mais utilizado no mundo, o que torna muito comum sites desenvolvidos utilizando essa ferramenta.
Se seu site foi desenvolvido em Joomla, você pode ativar o HTTPS em seu site seguindo este tutorial.

Código proprietário

Se seu site foi desenvolvido com código proprietário ou em algum CMS específico, o seu desenvolvedor deverá realizar um ajuste bem simples em seu código. Basta solicitar a ele que altere todos os links (internos e externos) de HTTP para HTTPS. Com isso, seu site já será identificado como “Seguro”.

 

Recomendamos que você trate essa a questão com uma certa urgência. Pois além de o aviso “Não seguro” eventualmente espantar usuários, a indexação da sua página no Google pode ser afetada, uma vez que o buscador valoriza páginas seguras.

Caso tenha dificuldades para realizar essas configurações, abra um ticket em nosso Painel de Controle que teremos o prazer em te ajudar.

  • Este artigo foi útil para você?
  • Sim   Não

Tags relacionadas

Certificado SSL

chrome

https

joomla

seguranca

wordpress